RegularizAgro – Decreto que institui o Plano Nacional de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais é publicado hoje

Com o objetivo de desenvolver um plano de ação governamental entre a União e os estados para promoção do avanço da regularização ambiental em todos os biomas brasileiros em conformidade com o Código Florestal, foi publicado na presente data o Decreto nº 11.015/2022, que institui o Plano Nacional de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais – o RegularizAgro e seu Comitê Gestor.

De acordo com os dados apresentados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), atualmente, apesar de mais de 6,5 milhões imóveis rurais estarem cadastrados, o que totaliza uma área de 618 milhões de hectares – representativa de 72% do território nacional, apenas 18,7 mil cadastros já tiveram a análise da regularidade ambiental concluída.

Em suma, o RegularizAgro tem como objetivo propor medidas estratégicas visando o cumprimento das diretrizes da regularização ambiental nas posses e propriedades rurais, com observância ao quanto disposto na Lei 12.651/2012 (“Código Florestal”), decreto nº 8.235/2014 e decreto nº. 7.830/2012.

Assim, no intuito de avançar com a agenda de regularização ambiental, o RegularizAgro tem como objetivos a propositura de medidas, a coordenação de estratégias, a orientação da atuação governamental, a articulação de esforços políticos, normativos e tecnológicos, em todas as esferas federativas, para garantir que o alinhamento institucional e organizacional dos órgãos públicos e, assim, coadunar os vetores necessários à otimização do processo de regularização das propriedades rurais, inclusive com a execução de atividades destinadas à estruturação e aos investimentos nas cadeias produtivas de espécies vegetais nativas e o fomento de ações destinadas à recuperação ambiental produtiva dos imóveis rurais.

Além das ações referenciadas, as medidas propostas no RegularizAgro pretendem promover e aperfeiçoar a integração de dados e sistemas que potencializem a aplicação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o contínuo desenvolvimento e aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) no âmbito do planejamento do uso do solo, da gestão territorial para o desenvolvimento sustentável para agropecuária brasileira, visando a obtenção efetiva da regularização ambiental dos imóveis rurais, contribuição para o combate do desmatamento ilegal e cumprimento dos acordos firmados nos programas de regularização ambiental.

No âmbito do Comitê Gestor do RegularizAgro, serão de sua competência a elaboração e aprovação das estratégias, metas dos indicadores de monitoramento e os prazos a serem estipulados no âmbito do RegularizAgro, além da promoção da articulação entre os órgãos e as entidades envolvidas no RegularizAgro com os demais Poderes, além da supervisão, monitoramento e avaliação das atividades e a consecução dos objetivos do RegularizAgro, bem como a elaboração de relatórios anuais a partir da sua implementação.  

Para estruturação e coordenação do RegularizAgro, o decreto prevê a criação do comitê gestor, os quais os integrantes deverão ser indicados em até 30 (trinta) dias contados da publicação do mencionado decreto e serão compostos por representantes do (i) Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, (ii) Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, (iii) Ministério do Meio Ambiente, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, (iv) Conselho Nacional de Secretários de Estado da Agricultura - Conseagri e da (v) Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente - Abema.

Por ora podemos aguardar a designação dos membros do Comitê Gestor pelo MAPA para que, a partir de 180 (cento e oitenta) dias, sejam apresentadas pelo Ministério as estratégias, as metas, os indicadores de monitoramento e os prazos do RegularizAgro.

A Equipe de Agronegócio do VBD Advogados está monitorando o tema e permanece à disposição para esclarecer eventuais dúvidas relacionadas.


www.vbdlaw.com.br


VBD

Esta mensagem foi enviada porque seu email faz parte do mailing list do VBD Advogados. Você pode ter seu endereço eletrônico excluído na nossa lista a qualquer momento, basta clicar no link abaixo de descadastramento.