TJSP define novas regras de vencimento das guias geradas no sistema “Portal de custas – ESAJ”

Informamos que o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (“TJSP”) emitiu o Comunicado n° 89/2022, pelo qual, desde 01/06/2022, as guias DARE geradas no Portal de Custas, Recolhimentos e Depósitos destinados a processos de Primeiro e Segundo Graus terão vencimento no dia da sua emissão.

A única exceção ocorrerá nos casos em que a emissão das guias ocorrer em dia não útil, de forma que o prazo para pagamento será prorrogado automaticamente para o primeiro dia útil subsequente.

A Ordem dos Advogados do Brasil oficiou o TJSP, requerendo ao desembargador presidente Ricardo Mair Anafe que seja fixado prazo razoável entre a emissão e o vencimento das guias. Porém, até novo comunicado, a resolução permanecerá vigente e já está produzindo efeitos.

Ressalvamos que sem o recolhimento das custas iniciais, o processo poderá ser julgado extinto sem resolução de mérito, enquanto a ausência de recolhimento de custas relacionadas a recursos poderá caracterizar a deserção ou impor o desembolso em dobro, de modo que recomendamos haver maior planejamento para o pagamento das custas, principalmente quando envolver a interposição de recursos.

 

VBD Advogados acompanhará o tema e está à disposição para quaisquer esclarecimentos


www.vbdlaw.com.br


VBD

Esta mensagem foi enviada porque seu email faz parte do mailing list do VBD Advogados. Você pode ter seu endereço eletrônico excluído na nossa lista a qualquer momento, basta clicar no link abaixo de descadastramento.