Contribuintes podem pleitear a restituição do ITBI recolhido a maior

Conforme divulgado em nosso “Alerta VBD” de 25/02/2022, o STJ decidiu pela ilegitimidade da prévia fixação da base de cálculo do ITBI pelo Município. 

Segundo os Ministros do STJ, (i) a base de cálculo do ITBI não está vinculada à do IPTU, e (ii) não é legítima a utilização de valor venal de referência, prévia e unilateralmente fixado pela Municipalidade, como base de cálculo do ITBI. 

Em decorrência deste julgamento, o contribuinte que recolheu ITBI com base em tais valores tem direito à restituição do montante pago a maior nos últimos cinco anos, devidamente corrigido monetariamente desde o recolhimento indevido, acrescido de juros de mora a partir do trânsito em julgado da decisão judicial que reconhecer este direito. 

Inclusive, o Tribunal de Justiça de São Paulo já vem reconhecendo este direito, aplicando o resultado do referido julgamento do Tema 1113.

O VBD Advogados se coloca à disposição para esclarecer quaisquer questionamentos, e auxiliar na adoção das providências necessárias para a restituição de tais valores.


www.vbdlaw.com.br


VBD

Esta mensagem foi enviada porque seu email faz parte do mailing list do VBD Advogados. Você pode ter seu endereço eletrônico excluído na nossa lista a qualquer momento, basta clicar no link abaixo de descadastramento.