Iniciado o julgamento do Tema 1.095 pelo Superior Tribunal de Justiça

O STJ iniciou hoje o julgamento do recurso especial n° 1.891.498/SP, que trata de importante tema para o setor imobiliário: prevalência ou não do artigo 53 do Código de Defesa do Consumidor a ponto de não se aplicar o disposto nos artigos 26 e 27 da Lei Especial n° 9.514/47, nos contratos de compra e venda de imóvel alienação fiduciária em garantia.

O julgamento contou com a participação do nosso sócio Olivar Vitale, que sustentou oralmente, representando a FIABCI como Amicus Curiae, defendendo a aplicação da Lei de Alienação Fiduciária, coadunando-se ao CDC.

No julgamento, o Ministro Relator Marco Buzzi discorreu que a Lei de Alienação Fiduciária é norma específica e posterior ao Código de Defesa do Consumidor, tendo prioridade de aplicação para as hipóteses de inadimplemento financeiro do adquirente devedor fiduciário, tendo, então, sugerido a fixação de tese neste sentido.

Após a exposição do Relator, o i. Ministro Paulo de Tarso Sanseverino pediu vistas dos autos, sendo o julgamento suspenso.

 

A Equipe de Contencioso Empresarial do VBD está monitorando o tema e permanece à disposição para esclarecer eventuais dúvidas relacionadas.


www.vbdlaw.com.br


VBD

Esta mensagem foi enviada porque seu email faz parte do mailing list do VBD Advogados. Você pode ter seu endereço eletrônico excluído na nossa lista a qualquer momento, basta clicar no link abaixo de descadastramento.