Sancionada lei que institui o Programa Emprega + Mulheres e promove alterações na CLT

Publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) no dia 22/09/2022 a Lei nº 14.457/2022, convertida em lei a partir da Medida Provisória nº 1.116/2022, que instituiu o Programa Emprega + Mulheres para inserção e manutenção de mulheres no mercado de trabalho, promoveu alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e na Lei nº 11.770/2008 (Programa Empresa Cidadã para prorrogação das licenças maternidade e paternidade).

A Lei nº 14.457/2022 foi elaborada para amparar o papel da mãe na primeira infância dos filhos e qualificar mulheres em áreas estratégicas, contribuindo para a ascensão profissional e o retorno ao trabalho de mulheres após o término da licença-maternidade.

Em síntese, as principais medidas apresentadas pela Lei nº 14.457/2022 são as seguintes:

• APOIO À PARENTALIDADE NA PRIMEIRA INFÂNCIA 

(i) Pagamento de reembolso-creche com comprovação das despesas realizadas; 

(ii) Manutenção ou subvenção de instituições de educação infantil pelos serviços sociais autônomos; 

(iii) Estímulo ao microcrédito para mulheres. 

FLEXIBILIZAÇÃO DO REGIME DE TRABALHO PARA APOIO À PARENTALIDADE 

Terão preferência os(as) empregados(as) com filho, enteados ou criança sob guarda judicial com até 4 anos de idade para:

 (i) Teletrabalho; 

(ii) Regime de tempo Parcial; 

(iii) Regime especial de compensação de jornada de trabalho por meio de banco de hora; 

(iv) Jornada de 12 (doze) horas trabalhadas por 36 (trinta e seis) horas ininterruptas de descanso, quando a atividade permitir; 

(v) Antecipação de férias individuais; 

(vi) Horários de entras e de saída flexíveis. 

• MEDIDAS PARA QUALIFICAÇÃO DE MULHERES EM ÁREAS ESTRATÉGICAS 

(i) Suspensão do Contrato de Trabalho para Qualificação Profissional; 

(ii) Estímulo à ocupação das vagas em cursos de qualificação dos serviços sociais nacionais de aprendizagem por mulheres e priorização de mulheres hipossuficientes vítimas de violência doméstica e familiar. 

• APOIO AO RETORNO AO TRABALHO APÓS O TÉRMINO DA LICENÇA-MATERNIDADE 

(i) Suspensão do contrato de trabalho de pais empregados para acompanhamento do desenvolvimento dos filhos; 

(ii) Flexibilização do usufruto da prorrogação da licença-maternidade, para mais 60 (sessenta) dias entre a empregada e o empregado requerente, desde que ambos sejam empregados de pessoa jurídica aderente ao Programa Empresa Cidadã (Lei nº 11.770/2008); 

(iii) A lei ainda prevê uma estabilidade de 6 (seis) meses depois do retorno da mãe ao trabalho. 

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E DE COMBATE AO ASSÉDIO SEXUAL E A OUTRAS FORMAS DE VIOLÊNCIA NO ÂMBITO DO TRABALHO

 (i) As empresas com Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) terão que implementar medidas de prevenção e de combate ao assédio sexual, sendo algumas delas: promover a inclusão de regras de conduta a respeito do assédio sexual e de outras formas de violência; procedimentos para recebimentos e acompanhamentos de denúncias; realização, no mínimo a cada 12 (doze) meses, de ações de capacitação, orientação e sensibilização a empregados e empregadas de todos os níveis da empresa sobre temas relacionados à assédio sexual e outras formas de violência, igualdade e diversidade no âmbito do trabalho. 

(ii) Após 180 (cento e oitenta) dias da entrada em vigor da Lei nº 14.457/2022, essas medidas deverão ser implementadas para as empresas estarem em conformidade com a legislação. 

O programa criou o Selo Emprega + Mulher, que atribui um reconhecimento para as empresas que adotarem medidas para provimento de creches e pré-escolas aos filhos de seus empregados, além de proporcionar e viabilizar a contratação de mulheres para postos de liderança e a ascensão profissional delas, dentre outros benefícios que podem ser oferecidos pela empresa.  

 A equipe Trabalhista do VBD Advogados permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários.


www.vbdlaw.com.br


VBD

Esta mensagem foi enviada porque seu email faz parte do mailing list do VBD Advogados. Você pode ter seu endereço eletrônico excluído na nossa lista a qualquer momento, basta clicar no link abaixo de descadastramento.