CVM emite Parecer com diretrizes e regras sobre Criptoativos no Mercado de Valores Mobiliários

A Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) publicou no último dia 11/10/2022 (terça-feira), o Parecer de Orientação nº 40/22, que trata sobre diretrizes e regras acerca da emissão, oferta e negociação de criptoativos, a partir de normas aplicáveis do mercado de valores mobiliários do Brasil. 

Um dos principais pontos abordados pelo Parecer foi a definição de criptoativos como ativos representados digitalmente, protegidos por criptografia, que podem ser objeto de transações executadas e armazenadas por meio de tecnologias de registro distribuído (“Distributed Ledger Technologies” – DLTs). 

A CVM confirmou o seu posicionamento com relação à atividade de tokenização, em si, não estar sujeita à prévia aprovação ou registro perante a Autarquia. Todavia, os emissores e a oferta pública de tais tokens estarão sujeitos à regulamentação aplicável, assim como a administração de mercado organizado para emissão e negociação dos tokens que sejam valores mobiliários, bem como para os serviços de intermediação, escrituração, custódia, depósito centralizado, registro, compensação e liquidação de operações que envolvam valores mobiliários. 

Em síntese, os principais pontos abordados pelo Parecer de Orientação da CVM são os seguintes: 

• Taxonomia dos tokens (categorias) 

i. Token de Pagamento (cryptocurrency ou payment token): tenta replicar as funções de moeda, como de unidade de conta, meio de troca e reserva de valor; 

ii. Token de Utilidade (utility token): utilizado para adquirir ou acessar determinados produtos ou serviços; e 

iii. Token referenciado a Ativo (asset-backed token): representa um ou mais ativos, tangíveis ou intangíveis. Exemplos: “security tokens”, as “stablecoins”, os “non-fungible tokens” (NFTs) e os demais ativos objeto de operações de “tokenização”. 

• Caracterização dos Tokens como Valor Mobiliário 

A CVM esclarece que as categorias não são estanques e a possível configuração de um criptoativo como valor mobiliário depende da sua essência econômica e da função dentro de determinado projeto de tokenização, sendo de grande relevância observar a natureza do token, direitos e obrigações que ele confere ao seu titular ou terceiros. 

Assim, um token para ser considerado como um valor mobiliário deverá essencialmente: (I) representar digitalmente um valor mobiliário definido pelo art. 2º, incisos I a IX, da Lei n 6.385/76 (ações, debêntures, notas comerciais, cotas de fundos de investimento etc.) e/ou previstos na Lei nº 14.430/22 (certificados de recebíveis em geral); ou (II) por suas características, se enquadrar como contrato de investimento coletivo no conceito de valor mobiliário previsto no artigo 2º, inc. IX, da Lei nº 6.385/76. 

Neste sentido, a CVM continuou observando os critérios do "Teste de Howey", para decidir se é valor mobiliário ou não, sendo estes: 

i. Investimento: aporte em dinheiro ou bem suscetível de avaliação econômica; 

ii. Formalização: título ou contrato que resulta da relação entre investidor e ofertante, independentemente de sua natureza jurídica ou forma específica; 

iii. Caráter coletivo do investimento; 

iv. Expectativa de benefício econômico: seja por direito a alguma forma de participação, parceria ou remuneração; 

v. Esforço de empreendedor ou de terceiro: benefício econômico resulta da atuação preponderante de terceiro que não o investidor; e 

vi. Oferta pública: esforço de captação de recursos junto à poupança popular. 

Dessa forma, a CVM reforça que se o criptoativo for configurado como valor mobiliário, estará sujeito a observância de normas aplicáveis da própria Autarquia, como por exemplo: 

• Resolução CVM n 80/22: Registro e a prestação de informações periódicas e eventuais dos emissores de valores mobiliários; 

• Resolução CVM n 160/22: Registro de oferta pública de valor mobiliário; 

• Resolução CVM n 135/22: Registro e a prestação de informações periódicas e eventuais dos emissores de valores mobiliários; e 

• Aplicabilidade das normas relacionadas à: (a) prestação de serviços de depósito centralizado de valores mobiliários; (b) prestação de serviços de compensação e liquidação de valores mobiliários; e (c) prestação de serviços de escrituração de valores mobiliários e de emissão de certificados de valores mobiliários. 

• Transparência e clareza das informações 

A CVM entende que o token referenciado a ativo pode ou não ser um valor mobiliário e, se o for, estará sujeito ao princípio da ampla e adequada divulgação (full and fair disclousure) no que diz respeito à transparência e divulgação de informações. Portanto, são orientações a respeito do regime informacional de oferta de tokens que sejam classificados como valores mobiliários, que não substitui a regulação vigente. 

Fundo de Investimento 

A Autarquia manteve o entendimento manifestado nos Ofícios Circulares CVM nº 01 e 11 de 2018, sobre impossibilidade de aplicação direta de fundos de investimento em criptoativos, apenas sendo possível o investimento indireto no exterior. 

Mercado marginal de criptoativos 

No Parecer de Orientação 40, a CVM poderá adotar uma postura preventiva e fiscalizadora a respeito de ofertas de criptoativos do mercado de valores mobiliários brasileiro, a fim de evitar eventuais violações às leis e regulamentos, no qual a CVM poderá fazer emissão de alertas de suspensão (Stop Orders), instauração de processos administrativos sancionadores e a comunicação ao Ministério Público Federal e Estadual e à Polícia Federal acerca da existência de eventuais crimes. 

Não obstante, destacamos a importância deste Parecer de Orientação da CVM para esclarecer ao mercado seu entendimento sobre o tema, expondo o seu interesse de estar receptiva às novas tecnologias e possibilitar a viabilização de ofertas de criptoativos que se classifiquem como valores mobiliários, mesmo dentro do atual conjunto de regras esparsas e ausência de lei específica, sem prejuízo de, no futuro, estabelecer regras específicas para o desenvolvimento da cripto economia. 

As Equipes de Inovação e Mercado de Capitais do VBD Advogados estão monitorando o tema e permanecem à disposição para esclarecer eventuais dúvidas relacionadas.

www.vbdlaw.com.br


VBD

Esta mensagem foi enviada porque seu email faz parte do mailing list do VBD Advogados. Você pode ter seu endereço eletrônico excluído na nossa lista a qualquer momento, basta clicar no link abaixo de descadastramento.