Receita Federal do Brasil publica a Portaria RFB      nº 247/2022 e regulamenta a transação tributária


A Receita Federal do Brasil (“RFB”) publicou a Portaria RFB nº 247/2022, regulamentando a transação de créditos tributários sob sua administração, tendo revogado a Portaria RFB nº 208/2022 que tratava sobre o assunto. 

A nova Portaria não trouxe grandes inovações e continuou a prever as seguintes modalidades de transação dos créditos tributários em contencioso administrativo fiscal: 

i. transação por adesão à proposta da RFB; 

ii. transação individual proposta pela RFB; e 

iii. transação individual proposta pelo contribuinte. 

Apesar de possuir textos semelhantes, a Portaria RFB nº 247/2022 aprimorou a definição de contencioso administrativo fiscal, que, conforme descrito no art. 5º, engloba a apresentação, pelo sujeito passivo da obrigação tributária, de impugnação, manifestação de inconformidade ou de recurso previstos no Decreto nº 70.235/1972, no Decreto nº 7.574/2011 ou na Lei nº 9.784/1999 (em relação a esta Lei, quando referente a (i) compensação não declarada; (ii) arrolamento de bens e direitos, quando a transação tratar de substituição da garantia; (iii) decisão de cancelamento ou não reconhecimento de ofício de declaração retificadora; e (iv) programas de parcelamento. 

Foi mantida a impossibilidade de transação de débitos da RFB declarados e não pagos, que não estejam em contencioso administrativo fiscal, ponto esse que poderá eventualmente ser discutido por meio de medida judicial. 

Ademais, o novo regramento estabeleceu, em seu art. 13, a suspensão da tramitação do processo administrativo a partir do deferimento da adesão – e não mais do requerimento (como previa a Portaria anterior). 

Em relação às vedações, a Portaria esclareceu que não é admitida a transação que utilize créditos de prejuízo fiscal e base de cálculo negativa da CSLL em valor superior a 70% do saldo a ser pago pelo contribuinte, após a incidência dos descontos, se aplicáveis (art. 14, III). 

Ademais, os benefícios concedidos em programas de parcelamento anteriores ainda em vigor serão mantidos, considerados e consolidados para efeitos da transação, que será limitada ao montante referente ao saldo remanescente do respectivo parcelamento, desde que o contribuinte se encontre em situação regular no programa e esteja submetido a contencioso administrativo fiscal, excluindo a situação de contencioso judicial anteriormente prevista (art. 14 §4º). 

Por fim, a Portaria RFB nº 247/2022 deixou de trazer as características para mensuração do grau de recuperabilidade dos créditos para “importar” o grau de recuperabilidade e a capacidade de pagamento aferidos pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional “(PGFN”), ajustando-os para considerar em seus cálculos os créditos tributários sob gestão da RFB (art. 17, § 1º). 

Quanto aos créditos irrecuperáveis, a Portaria RFB nº 247/2022 deixou de levar em consideração aspectos financeiros do devedor e passou a qualificá-los em função do período de cobrança (contencioso judicial superior a 10 anos), baixa expectativa de priorização de julgamento, baixas chances de êxito e custo de cobrança. 

A equipe Tributária do VBD Advogados continua acompanhando o tema, mantendo-se à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários, bem como para auxílio em relação à própria adesão e ajuizamento das medidas judiciais que se façam necessárias.


www.vbdlaw.com.br


VBD

Esta mensagem foi enviada porque seu email faz parte do mailing list do VBD Advogados. Você pode ter seu endereço eletrônico excluído na nossa lista a qualquer momento, basta clicar no link abaixo de descadastramento.