Tema 1236 – Regime de bens para maiores de 70 anos

Na data de ontem, o STF reconheceu a repercussão geral do Tema 1236, que trata da constitucionalidade do inciso II, do artigo 1.641, do Código Civil, que dispõe que “é obrigatório o regime da separação de bens no casamento da pessoa maior de 70 (setenta) anos”.

Apesar de tal dispositivo legal ter sido criado com o intuito protetivo, a intenção do legislador pode tolher direitos constitucionais da pessoa maior de 70 anos, lúcida e apta a exercer atos da vida civil. 

Diante da polêmica, o STF poderá entender por inconstitucional o inciso II, do artigo 1.641, CC, trazendo consequências ao regime de bens atualmente aplicável aos maiores de 70 anos, possibilitando não apenas a meação, quanto a inclusão do cônjuge sobrevivente na qualidade de herdeiro. 

A equipe de Planejamento Sucessório do VBD Advogados segue acompanhando o resultado do julgamento e está à disposição para maiores esclarecimentos.


www.vbdlaw.com.br


VBD

Esta mensagem foi enviada porque seu email faz parte do mailing list do VBD Advogados. Você pode ter seu endereço eletrônico excluído na nossa lista a qualquer momento, basta clicar no link abaixo de descadastramento.