Resolução CEUSO: dispensa de licenciamento para instalação de escadas internas

Recentemente a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento divulgou a Resolução CEUSO/147/2022 que, ao interpretar o art. 13, inciso III da Lei nº 16.642/2017 (Código de Obras e Edificações), incluiu, entre as dispensas de licenciamento, a abertura de vão em laje para instalação de circulação vertical. Em outras palavras, fica dispensada de licenciamento a instalação de escadas internas, desde que essa execução não implique em alterações estruturais e que a intervenção esteja devidamente autorizada pelo órgão de preservação competente, quando for o caso. 

A Resolução ainda ressalva a necessidade de elaboração e manutenção, no local da obra, de laudo estrutural, elaborado pelo responsável técnico, atestando que “as alterações a serem efetuadas no interior da edificação não implicam em modificação na estrutura da edificação existente que interfira na estabilidade da construção”. 

A Equipe de Direito Urbanístico do VBD Advogados se coloca à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e permanece acompanhando as discussões do tema.


www.vbdlaw.com.br


VBD

Esta mensagem foi enviada porque seu email faz parte do mailing list do VBD Advogados. Você pode ter seu endereço eletrônico excluído na nossa lista a qualquer momento, basta clicar no link abaixo de descadastramento.