JUCESP revoga portaria que exigia publicação de demonstrações contábeis de limitadas de grande porte

A Presidência da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) publicou recentemente a Portaria Normativa JUCESP nº 29/2023, que revogou a Deliberação JUCESP nº 01, de 06 de julho de 2022 (“Deliberação JUCESP 01/22”), a qual tratava da obrigatoriedade da publicação de balanços e demonstrações financeiras das sociedades limitadas de grande porte.

Em que pese referida Deliberação JUCESP 01/22 já ter tido sua aplicabilidade suspensa pela Deliberação JUCESP nº 02, de 31 de agosto de 2022, a nova Portaria Normativa revoga definitivamente a obrigação imposta pela JUCESP de publicação de demonstrações financeiras das limitadas de grande porte, em consonância com recente julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no qual a Terceira Turma reconheceu a não obrigatoriedade de tais publicações (REsp 1.824.891). Destaca-se ainda que a orientação do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração – DREI também é pela não obrigatoriedade da publicação das demonstrações financeiras de limitadas de grande porte, como reforçado recentemente pelo Ofício Circular SEI nº 4742/2022/ME emitido por tal órgão.

Assim, as sociedades limitadas que se enquadrem na condição de “grande porte”, assim compreendidas se possuírem, no exercício social anterior, ativo total superior a R$ 240.000.000,00 (duzentos e quarenta milhões de reais) ou receita bruta anual superior a R$ 300.000.000,00 (trezentos milhões de reais), devem proceder com a elaboração de demonstrações financeiras no formato aplicável às sociedades por ações (S.As), sendo facultativo a publicação de tais demonstrações financeiras, nos termos de Lei nº 11.638/2007.

A equipe de Direito Societário do VBD Advogados está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.


www.vbdlaw.com.br


VBD

Esta mensagem foi enviada porque seu email faz parte do mailing list do VBD Advogados. Você pode ter seu endereço eletrônico excluído na nossa lista a qualquer momento, basta clicar no link abaixo de descadastramento.