STF confirma a constitucionalidade do leilão extrajudicial na execução da alienação fiduciária de imóvel em garantia

Hoje, 26/10, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou o Tema 982, que trata da constitucionalidade do leilão extrajudicial na execução de dívida garantida por bem imóvel, previsto na lei da alienação fiduciária.

No julgamento, que contou com o placar de 8 a 2, o STF prestigiou a segurança jurídica, declarando a constitucionalidade do leilão extrajudicial para execução da alienação fiduciária de imóvel em garantia nos contratos de financiamento imobiliário, conforme tese firmada pelo colegiado, a seguir:

"É constitucional o procedimento da Lei 9.514/97 para execução extrajudicial da cláusula de alienação fiduciária em garantia, haja vista sua compatibilidade com as garantias processuais previstas na Constituição Federal”.

Com isso, milhares de demandas ajuizadas deverão seguir a orientação da corte, eis que o julgamento do tema em sede de repercussão geral vincula todas as instâncias inferiores.

A Lei 9.514/97 que trata da alienação fiduciária é de extrema importância para a economia, seja para o cidadão que obtém financiamento, oferecendo o próprio bem em garantia, para comprar seu imóvel próprio, seja para as instituições financeiras no oferecimento de crédito.

Com o julgamento do tema, o crédito imobiliário no Brasil fica preservado, possibilitando ao cidadão acesso à moradia e a tão esperada diminuição do deficit habitacional no país.

 O VBD Advogados mantém o acompanhamento contante sobre o tema e permanece à disposição para esclarecer eventuais dúvidas relacionadas.


www.vbdlaw.com.br


VBD

Esta mensagem foi enviada porque seu email faz parte do mailing list do VBD Advogados. Você pode ter seu endereço eletrônico excluído na nossa lista a qualquer momento, basta clicar no link abaixo de descadastramento.