Câmara de SP aprova revisão da Lei de Zoneamento

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta última quinta-feira (21/12), em Sessão Plenária realizada ao final da tarde, o Projeto de Revisão da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo. A minuta foi aprovada com 46 votos favoráveis e 9 contrários e o Projeto de Lei agora segue para sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Em vigor desde 2016, a Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, passou por ajustes para as estratégias definidas pelo Plano Diretor Estratégico, também revisado esse ano.

Dentre as principais alterações destacam-se:

• Exclusões de parâmetros de adensamento aplicáveis ao redor do sistema de transporte público; 

• Altura de edifícios no interior de bairros; 

• Estímulos importantes do desenvolvimento de projetos habitacionais de moradia popular (HIS/HMP);

 • Limitação da atuação do órgão de tombamento municipal (CONPRESP), estabelecendo: (i) a necessidade de submissão de projeto de lei para propostas de tombamento que impactem em parâmetros urbanísticos; (i) prazo máximo de 2 anos para conclusão de processos de tombamento; 

• Prorrogação de prazo para protocolo de pedido de regularização edilícia (Anistia) para 31.12.2024.

Ressalta-se que a minuta aprovada foi submetida à sanção do Prefeito de São Paulo podendo, portanto, sofrer alterações decorrentes de vetos. 

A Equipe de Direito Urbanístico do VBD Advogados segue acompanhando o tema e se coloca à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.  


www.vbdlaw.com.br


VBD

Esta mensagem foi enviada porque seu email faz parte do mailing list do VBD Advogados. Você pode ter seu endereço eletrônico excluído na nossa lista a qualquer momento, basta clicar no link abaixo de descadastramento.