STJ afasta limitação da base de cálculo de 20 salários mínimos das contribuições destinadas a terceiros

No último dia 13 de março, a 1ª Seção do STJ concluiu o julgamento do tema 1079 (RESP 1898532/CE), entendendo pela ausência de limitação da base de cálculo das contribuições destinadas a terceiros a 20 salários mínimos.

Considerando que a jurisprudência até então era favorável ao contribuinte, o Tribunal modulou os efeitos da decisão, a fim de resguardar o direito de quem tinha ajuizado ação antes do início do julgamento da matéria (25/10/2023) e, na época, possuía decisão favorável no processo individual. Para esses casos, a decisão favorável terá eficácia até a data da publicação do acórdão do STJ.

Com o julgamento da matéria em sede de recurso repetitivo, as ações judiciais até então sobrestadas deverão ter andamento, com julgamento na mesma linha do que restou decidido pelo STJ.

A equipe tributária do VBD Advogados segue acompanhando as repercussões desse julgamento e se coloca à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.

www.vbdlaw.com.br


VBD

Esta mensagem foi enviada porque seu email faz parte do mailing list do VBD Advogados. Você pode ter seu endereço eletrônico excluído na nossa lista a qualquer momento, basta clicar no link abaixo de descadastramento.