Novos tributos a serem declarados em DCTFWEB a partir de janeiro de 2024

No dia 21/12/2023, a Receita Federal do Brasil informou em seu site que, em atendimento ao disposto na Instrução Normativa RFB nº 2.137/2023, a partir do período de apuração de janeiro de 2024, deverão ser declarados em DCTFWeb (em substituição à DCTF) os seguintes novos tributos: 

• Os valores de retenção de Imposto de Renda, CSLL, PIS e Cofins escriturados na EFD-Reinf; e

• Os valores de PIS/Pasep apurados sobre a folha de pagamento e escriturados no eSocial.

O recolhimento dos tributos acima referidos ocorrerá a partir de fev/2024, com a emissão de DARFs através do próprio sistema DCTFWeb. 

Como exceção, para os tributos em que o vencimento se dê anteriormente ao prazo de entrega da declaração, o recolhimento deve se dar por meio de DARF numerado emitido via SicalcWeb. Nestes casos, o contribuinte deverá, antes de efetuar a confissão da dívida na DCTFWeb, importar os DARFs já pagos, de forma a abatê-los dos valores dos débitos declarados, no intuito de evitar pagamentos em duplicidade. 

No mais, a Receita Federal alertou que, no mês de fevereiro de 2024, poderá ser obrigatório a entrega tanto da primeira DCTFWeb, para os fatos geradores referentes ao período de apuração de janeiro de 2024, que deve ser transmitida até o dia 15, bem como da DCTF para os fatos geradores referentes ao período de apuração de dezembro de 2023, que deverá ser transmitida até o 15º dia útil.

A Equipe de Direito Tributário do VBD Advogados segue acompanhando o tema e se coloca à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.


www.vbdlaw.com.br


VBD

Esta mensagem foi enviada porque seu email faz parte do mailing list do VBD Advogados. Você pode ter seu endereço eletrônico excluído na nossa lista a qualquer momento, basta clicar no link abaixo de descadastramento.