Primeira Decisão do Conselho Diretor da ANPD confirma sanção imposta por violação à LGPD

Na última sexta-feira, 26/07/2024, a ANPD julgou pela primeira vez um recurso administrativo interposto contra sanção imposta por violação à LGPD; criando-se um marco relevante para a proteção de dados pessoais no país. 

Em síntese, o recurso administrativo foi interposto pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que resistiu ao cumprimento da determinação legal de informar aos usuários a ocorrência de um incidente de segurança, conforme previsto no art. 48 da LGPD. O Conselho Diretor na ANPD não só rejeitou o recurso, como estabeleceu o texto do comunicado que deverá ser disposto na página inicial do INSS, por 60 dias. 

A decisão é emblemática e marca o início da construção de precedentes da ANPD em processos administrativos sancionadores, agora também com a visão em segunda instância do Conselho Diretor.

A equipe de Contratos e Proteção de Dados do VBD Advogados está monitorando o tema e permanece à disposição para esclarecer eventuais dúvidas relacionadas.

www.vbdlaw.com.br


VBD

Esta mensagem foi enviada porque seu email faz parte do mailing list do VBD Advogados. Você pode ter seu endereço eletrônico excluído na nossa lista a qualquer momento, basta clicar no link abaixo de descadastramento.