Marco do Hidrogênio Verde é sancionado

Em 02/08/2024, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com vetos, a Política Nacional do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (Lei 14.948/2024). 

A nova legislação estabelece os padrões brasileiros de certificação de produção do hidrogênio verde, abrangendo todas as etapas do ciclo produtivo até seu consumo. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) foi designada como responsável pelo alinhamento entre os padrões nacionais e os internacionais. 

O texto prevê a concessão de incentivos tributários, conforme previsto na Lei 11.488/2007, incluindo a suspensão do PIS, COFINS, PIS-Importação e COFINS-Importação. Também cria o Sistema Brasileiro de Certificação do Hidrogênio (SBCH), embora a certificação seja voluntária. 

Os vetos foram aplicados aos seis artigos relacionados à criação do Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (PHBC), que previa a concessão de R$18,3 milhões como incentivo ao setor. Um novo projeto de lei será enviado ao Congresso Nacional nos próximos dias para tratar dessas questões. 

A equipe de Agronegócio do VBD Advogados está monitorando o tema e permanece à disposição para esclarecer eventuais dúvidas relacionadas.

www.vbdlaw.com.br


VBD

Esta mensagem foi enviada porque seu email faz parte do mailing list do VBD Advogados. Você pode ter seu endereço eletrônico excluído na nossa lista a qualquer momento, basta clicar no link abaixo de descadastramento.