Câmara dos Deputados aprova Projeto de Lei sobre novas regras paras as corretoras de criptoativos no Brasil

Nesta última terça-feira (12/11), a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 4.932/2023 (PL nº 4.932/2023), que tem por finalidade introduzir práticas sobre governança, compliance e a prevenção à lavagem de dinheiro com a utilização de ativos virtuais. 

Como linha central do PL nº 4.932/2023, podemos destacar: 

(i) O estabelecimento de regras para a prevenção à lavagem de dinheiro por meio de negociações com ativos virtuais; 

(ii) A previsão de que as corretoras desses ativos tenham sede no Brasil; 

(iii) A realização de segregação patrimonial das contas de clientes com o próprio patrimônio das corretoras e, ainda; 

(iv) A necessidade de comprovação econômico-financeira dos controlados compatível com o capital necessário à instituição e operação da instituição, bem como da origem lícita dos recursos integralizados no capital social, na aquisição de controle e de participação qualificada. 

Outros pontos relevantes são a previsão de identificação de manutenção dos cadastros de clientes, os quais deverão ser atualizados, bem como o cadastro e a sujeição das corretoras ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), inclusive com dever de comunicar operações que superem o valor de R$ 10.000,00. 

Ainda, a atuação das corretoras de ativos virtuais que atuarem em desconformidade com as normas legais e regulamentares nas esferas de atuação do BACEN e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) incorrerão em infração sujeita à punição, nos termos da Lei nº 13.506/2017. 

Por fim, informamos que o PL nº 4.932/23 será enviado ao Senado. 

A equipe de Inovação do VBD Advogados está monitorando o tema e permanece à disposição para esclarecer eventuais dúvidas relacionadas. 

www.vbdlaw.com.br


VBD

Esta mensagem foi enviada porque seu email faz parte do mailing list do VBD Advogados. Você pode ter seu endereço eletrônico excluído na nossa lista a qualquer momento, basta clicar no link abaixo de descadastramento.