Comissão Especial sobre Direito Digital abre consulta pública e divulga anteprojeto para regulamentação de criptoativos

Nesta última terça-feira (26/11), a Comissão Especial de Direito Digital da Câmara dos Deputados abriu uma consulta pública para buscar contribuições na construção de um marco regulatório que promova mais transparência, proteção ao mercado e desenvolvimento do setor de ativos digitais. 

Além disso, foi apresentada uma minuta de Projeto de Lei Complementar para regulamentar este mercado no Brasil abordando os seguintes pontos: (i) definições de contratos eletrônicos autoexecutáveis, contratos jurídicos inteligentes, criptoativo e os diversos tipos de tokens; (ii) a competência do Banco Central do Brasil (Bacen) e da Comissão de Valores Mobiliários no que toca criptoativos; (iii) os deveres da tokenizadora; (iv) os direitos do investidor; e (v) as responsabilidades e penalidades envolvidas.

O projeto liderado pelo Deputado Lafayette de Andrada, relator da Comissão, busca estabelecer diretrizes claras que incentivem a inovação tecnológica e garantam segurança jurídica a investidores e consumidores. 

A equipe de Inovação do VBD Advogados está monitorando o tema e permanece à disposição para esclarecer eventuais dúvidas relacionadas.

www.vbdlaw.com.br


VBD

Esta mensagem foi enviada porque seu email faz parte do mailing list do VBD Advogados. Você pode ter seu endereço eletrônico excluído na nossa lista a qualquer momento, basta clicar no link abaixo de descadastramento.