Senado Federal aprova projeto de lei que regula o mercado de carbono (PL 182/2024)

Na última quarta-feira (13/11), o Senado Federal aprovou em votação simbólica o PL nº 182/2024, que visa ser um marco regulatório capaz de colocar o Brasil em uma posição estratégica tanto no mercado de carbono, quanto no cenário sustentável ambiental global. 

O PL 182/2024 institui o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE), prevendo a aplicação do sistema de "cap and trade" (limite e comércio) para regular as emissões de CO2, seguindo modelo similar ao da União Europeia e alinhado com os objetivos do Acordo de Paris. 

No texto aprovado, foi acatada a sugestão da Câmara para prever que a manutenção e a conservação de Áreas de Preservação Permanente (APP), de Reservas Legais e de áreas de uso restrito também são aptas à geração de crédito de carbono. Ainda, foi resguardada a previsão de que os programas jurisdicionais devem respeitar o direito de propriedade dos imóveis rurais – o que era uma preocupação do setor agropecuário. 

O texto aprovado voltará à Câmara dos Deputados para análise. Cabe pontuar que se espera uma aprovação rápida pela casa, antes do fim da COP29, em 22/11/2024. 

A equipe de Agronegócio do VBD Advogados está monitorando o tema e permanece à disposição para esclarecer eventuais dúvidas relacionadas.

www.vbdlaw.com.br


VBD

Esta mensagem foi enviada porque seu email faz parte do mailing list do VBD Advogados. Você pode ter seu endereço eletrônico excluído na nossa lista a qualquer momento, basta clicar no link abaixo de descadastramento.