Resumo Semanal VBD - 29/05 a 04/06

Confira nosso Alerta VBD da Semana

Aprovada em primeira votação, a Revisão do PDE deve seguir com mais audiências públicas até o fim desse mês
Na última quarta-feira (31/05), o plenário da Câmara dos Vereadores aprovou, em primeira votação, a redação dada pelo substitutivo do Projeto de Lei 127/23 (“PL 127/23”) que dispõe sobre a Revisão do Plano Diretor Estratégico de São Paulo. A sessão contou com apresentação de emendas que foram rejeitadas pelo plenário, sendo mantido o texto apresentado pelo Relator do PL 127/23.

Imobiliário

Ação contra CEF é extinta por falta de interesse de agir de cliente
Adquirente de imóvel sob o programa "Minha Casa, Minha Vida" que alegou supostos vícios construtivos teve ação indenizatória movida contra a Caixa Econômica Federal extinta. Trata-se de ação ajuizada em face da CEF, por intermédio da qual a parte autora pleiteia a condenação da instituição financeira ao pagamento de indenização por danos materiais e morais advinda de vícios construtivos observados em imóvel do programa "Minha Casa, Minha Vida". Migalhas, 29/05/2023.

Contrato de compra de imóvel sem registro na matrícula é regido pelo CDC
O contrato de compra e venda de imóvel com garantia de alienação fiduciária, e sem o registro na matrícula da propriedade, é regulado pelo Código de Defesa do Consumidor. Esse foi o entendimento da juíza Marília Vizzoto, da Comarca de Barra Bonita (SP), para atender pedido de rescisão contratual com devolução de valores a dois compradores de um loteamento residencial cujas obras foram entregues com atraso. Conjur, 30/05/2023.

Uso de extratos eletrônicos para promover registro imobiliário gera batalha jurídica
O uso de extratos já vinha sendo admitido no Brasil, com ressalvas, em situações relativas aos agentes financeiros autorizados pelo Banco Central do Brasil a funcionar no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). A grande mudança veio com a Medida Provisória 1.085/2021, convertida na Lei 14.382/2022. A norma, cuja premissa foi a da desburocratização, centralizou todos os atos registrais no Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp) e estendeu o uso dos extratos para o registro de quaisquer fatos, atos e negócios jurídicos. Conjur, 30/05/2023.

Revisão do Plano Diretor de SP pode dar desconto para construtora trocar taxa por obra pública
Uma nova proposta incluída na revisão do Plano Diretor de São Paulo propõe repassar à iniciativa privada parte das obras públicas de habitação, mobilidade e drenagem. A mudança está na versão do projeto aprovada pelos vereadores em primeiro turno na quarta-feira, 31, e permite que as construtoras substituam o pagamento da chamada outorga onerosa, uma espécie de taxa pelo direito de construir, pela entrega dessas intervenções. Há possibilidade de até 10% de desconto no que seria pago na forma de taxa. Estadão, 02/06/2023.

Condomínio pagará como extraordinárias horas excedentes da 8ª diária
Juíza do Trabalho Luciana Carla Correa Bertocco, da 10ª vara do Trabalho de São Paulo/SP, condenou um condomínio a pagar como extraordinárias, as horas excedentes da 8ª diária ou 44ª semanal cumpridas pelo garagista do prédio. Magistrada também condenou a empregadora ao pagamento de uma hora extra diária, aos dias trabalhados em que foram gozados 20 minutos de intervalo. Migalhas, 04/06/2023.

Tributário

Sócia sem poderes de gestão, ainda que majoritária, não pode ser ré em execução
Em uma ação de execução fiscal, o sócio só pode ser incluído como responsável solidário pelas obrigações tributárias da empresa quando tem poderes de gestão ou administração. Conjur, 29/05/2023.

Fisco edita norma sobre ajuda de custo do home office
A Receita Federal reforçou o entendimento de que as empresas não precisam incluir os gastos de seus funcionários com internet e energia elétrica no home office na base de cálculo das contribuições previdenciárias e do Imposto de Renda (IRPF). Porém, sem esclarecer ainda o que vale para a comprovação desses valores, dificultando, na prática, segundo tributaristas, a aplicação desse benefício. Valor Econômico, 29/05/2023.

Governo sanciona com veto lei de isenção de impostos para setores de eventos e aéreo
O governo federal converteu em lei a Medida Provisória (MP) nº 1.147, de dezembro de 2022, que prevê alíquota zero de alguns tributos para os setores aéreo e de turismo, entre outros. Foram vetados apenas dispositivos que transfeririam recursos do Senac e do Sesc para a Embratur. Valor Econômico, 30/05/2023.

STJ devolve ao TJRJ caso sobre Selic no levantamento de depósitos judiciais
Os ministros da 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por três votos a dois, devolveram um processo ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) para que o tribunal analise se houve omissão no julgamento que discute a taxa a ser aplicada a título de juros e correção monetária no levantamento de depósitos judiciais. JOTA, 31/05/2023.

Discussão sobre crédito de PIS e Cofins pode virar nova ‘tese do século’
A exclusão do ICMS do cálculo dos créditos de PIS e Cofins poderá virar uma “nova tese do século”. A questão começa a ganhar corpo no Judiciário e a expectativa de advogados tributaristas é a de que passe a ter a mesma importância dada à retirada do imposto estadual da base das contribuições sociais, chancelada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Valor Econômico, 31/05/2023.

TRF garante isenção de IR sobre lucro na venda de imóvel referente à parcela aplicada na aquisição de outro
A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região, com sede em São Paulo, garantiu a um contribuinte a isenção de Imposto de Renda (IRPF) incidente sobre o ganho de capital obtido na venda de imóvel residencial, relativamente à parcela aplicada na aquisição de outro imóvel. Valor Econômico, 02/06/2023.

Definição do crédito de PIS e Cofins não depende de indicação na nota fiscal
A definição da forma como o contribuinte pode aproveitar os créditos relativos à aquisição de insumos não depende de haver na nota fiscal a indicação de que a venda foi efetuada com a suspensão da contribuição para PIS e Cofins. Conjur, 02/06/2023.

Evolução Digital

CVM e empresas cripto debatem blockchain padrão
Startups de criptoativos e tokenizadoras, incluindo a Liqi e o Mercado Bitcoin (MB), procuraram a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para discutir a possibilidade de criação de uma única “blockchain” padrão para todas as tokenizações de ativos que forem feitas no país. As tratativas são ainda preliminares e envolvem diferentes caminhos. Valor Econômico, 29/05/2023.

SMU lança primeiro token de renda fixa regulado pela CVM; rentabilidade é o dobro da Selic
O Grupo SMU lança nesta segunda-feira (29) o primeiro token de renda fixa que conta com aval da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A oferta, modelada pela Carrera Capital, representa uma nota comercial (título de curto prazo) de R$ 500 mil fatiada em tokens com vencimento em 18 meses e pagamentos trimestrais com rentabilidade de 2,25% ao mês — ou 27% ao ano, quase o dobro da taxa Selic, que segue em 13,75%. O aporte mínimo é de R$ 1 mil. Infomoney, 29/05/2023.

Receita Federal do Brasil vai mudar regras sobre Bitcoin e compartilhar informações sobre suas criptomoedas com outros países
A Receita Federal do Brasil, em um relatório publicado recentemente, anunciou que deve mudar as regras referentes a IN 1888 e ampliar o compartilhamento de informações sobre os Bitcoins e criptomoedas. Segundo a RFB, os dados devem ser compartilhados com outras nações para atender a requisitos da OCDE. Cointelegraph, 30/05/2023.

Decreto que aponta BC como regulador cripto deve sair no início de junho
Longamente aguardado pelo setor de ativos digitais, o decreto presidencial que deve apontar o Banco Central como responsável pela regulação das plataformas de negociação e demais intermediários da chamada criptoeconomia deve ser publicado no início de junho, segundo fontes do governo com acesso à informação. Valor Econômico, 31/05/2023.

ABCripto e mais 4 entidades se unem para pressionar Governo por Decreto sobre o Marco Regulatório das criptomoedas
O Marco Legal das Criptomoedas (Lei nº 14.478/2022), que foi aprovada no final do ano passado, está prestes a entrar em vigor no dia 19 de junho deste ano, porém, até o momento o presidente Luis Inácio Lula da Silva, ainda não publicou o Decreto com as diretrizes que faltam para que a Lei entre efetivamente em vigor. Cointelegraph, 01/06/2023.

BC aprova autorização de instituição de pagamento do Mercado Bitcoin
O Banco Central (BC) aprovou a autorização para funcionamento do Mercado Bitcoin (MB) como instituição de pagamento. A autorização, emitida pelo Departamento de Organização do Sistema Financeiro, foi publicada nesta sexta pelo “Diário Oficial” da União. Valor Econômico, 02/06/2023.

BC defende ações para ‘tokenização’ ordenada da economia
Um estudo do Banco Central (BC) divulgado ontem mostra que a transição para uma economia digital, na qual “tokens” têm papel preponderante, tem se acelerado. “Nesse contexto, por meio da iniciativa do real digital, o BC vem se aproximando desse novo ambiente, que apresenta grandes potenciais e desafios”, diz o documento, que é parte do Relatório de Economia Bancária (REB), que será publicado na íntegra em 6 de junho. Valor Econômico, 02/06/2023.

Societário

TST: Execução contra empresa falida será direcionada aos sócios
7ª turma do TST determinou que a execução das parcelas devidas por uma empresa de São Paulo/SP a um operador de empilhadeira seja direcionada a seus sócios. A empresa faliu sem pagar a dívida e, de acordo com a jurisprudência do TST, a Justiça do Trabalho tem competência para julgar pedido nesse sentido. Migalhas, 29/05/2023.

CVM retoma julgamento envolvendo possíveis irregularidades relacionadas à estrutura de controle e implementação de operação societária da Oi S.A.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) retomou hoje, 31/5/2023, a sessão de julgamento iniciada na terça-feira, 30/5/203, do processo administrativo sancionador (PAS) CVM 19957.004415/2016-57. O processo foi instaurado pela Superintendência de Processos Sancionadores (SPS) e pela Procuradoria Federal Especializada junto à CVM para apurar eventuais irregularidades relacionadas à estrutura de controle e à implementação de operação societária (infração aos arts. 116, parágrafo único, 117, 153, 154, 155, II, da Lei 6.404). Notícias CVM, 31/05/2023.

Fazenda propõe mudanças na Lei das S/A
O ministério da Fazenda finalizou a proposta de um projeto de lei para alterar a Lei das S/A e vai enviá-lo à Câmara nos próximos dias - a maior mudança em 20 anos. O conjunto de alterações visa aumentar a possibilidade de ressarcimento de acionistas minoritários - e também de debenturistas - em caso de dano causado por administradores ou controladores de companhias abertas. Valor Econômico, 02/06/2023.

STF: Gradiente sai na frente em disputa contra Apple por marca iPhone
O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar hoje recurso que discute quem tem o direito ao uso da marca iPhone no Brasil, se Apple ou Gradiente. Por enquanto, há apenas o voto do relator, ministro Dias Toffoli, reformando posicionamento de segunda instância e dando o direito do uso da marca para a Gradiente, que tem o registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) desde 2008. Valor Econômico, 02/06/2023.

Mudança na Lei das S.A. alinha Brasil à OCDE, diz presidente da CVM
A proposta do Ministério da Fazenda para aumentar as possibilidades de ressarcimento de investidores brasileiros prevê parâmetros mais claros para futuras ações judiciais e visa alinhar o Brasil às práticas internacionais, segundo o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento. Valor Econômico, 04/06/2023.

*Disclaimer: O rol de decisões aqui colacionadas foi obtido e selecionado de alguns dos melhores meios de comunicação e absolutamente não corresponde necessariamente à opinião e/ou ao posicionamento do VBD Advogados. Caso não tenha interesse em receber o nosso clipping, responda a este e-mail para se descadastrar.


www.vbdlaw.com.br


VBD

Esta mensagem foi enviada porque seu email faz parte do mailing list do VBD Advogados. Você pode ter seu endereço eletrônico excluído na nossa lista a qualquer momento, basta clicar no link abaixo de descadastramento.